terça-feira, 22 de novembro de 2011

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Vigilância Sanitária de São Luís vai intensificar a fiscalização nas feiras, mercados e supermercados da capital em virtude do consumo de pescado durante a Semana Santa. O trabalho é uma ação educativa para orientar vendedores e consumidores sobre a venda e o consumo do produto.
 
Além da orientação, durante a semana que antecede a sexta-feira Santa serão
distribuídos folderes nos locais alertando para os cuidados no consumo. “Não vamos fazer nenhuma ação punitiva e sim educativa para que a população possa adquirir produtos de qualidade e que garantam a saúde da família”, afirma o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Afonso Henrique Lopes, ressaltando que o serviço é realizado periodicamente, mas é intensificado em alguns períodos do ano, como a Semana Santa.
O Coordenador explica que peixes e frutos do mar são alimentos que facilmente se
deterioram e podem causar sérios problemas à saúde quando não adequadamente congelados, conservados, manipulados e embrulhados. Por isso, a Vigilância Sanitária pede atenção na hora da compra. “O pescado fresco para o consumo apresenta superfície do corpo limpa e brilhosa; olhos transparentes, brilhantes e salientes, ocupando toda a órbita ocular; as guelras são róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes, com odor natural e o ventre deve estar roliço”, detalha.
Para saber se os camarões estão frescos, é importante verificar se as caudas estão firmes. Se soltarem, não devem ser comprados. As lulas e polvos devem ter a carne firme e a pele brilhante. Os mariscos, mexilhões e ostras devem ter as conchas hermeticamente fechadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário