terça-feira, 15 de novembro de 2011

INTEGRAÇÃO DA MULHER,DO SEU FRUTO,FETO...CRIANÇA..ADOLESCENTE...iNTEGRAR É CUIDAR!


Políticas de saúde que contemplam toda a população, beneficiando diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), são disponibilizadas pela Prefeitura de Gravataí. As demandas executadas no Município ampliam os serviços e ações com as políticas de atenção integral à saúde oferecidas pela Prefeitura. Programa da asma, teste do pezinho, prevenção do câncer do colo uterino, planejamento familiar são algumas das iniciativas com esses objetivos.

Política de atenção integral à saúde da criança e do adolescente (PAISCAD)

Tem como finalidade minimizar os agravos à saúde através de ações como: assistência às doenças prevalentes, imunização e vigilância nutricional, entre outras, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade e proporcionando um adequado desenvolvimento à Criança e ao Adolescente, transformando-os em adultos saudáveis e integrados à família e à sociedade.

Política de atenção integral à saúde da mulher (PAISM)

A programação da gestão em saúde da mulher no Município vem se desenvolvendo na valorização do indivíduo. As políticas de saúde se sustentam em direção à prevenção, detecção precoce e tratamento efetivo para as patologias existentes. A PAISM visa orientar, prevenir, detectar e tratar patologias que acometem as mulheres ao longo das diversas etapas da vida, integralmente, em seus aspectos humanos e psicossociais.

Políticas de atenção integral à saúde do adulto e idoso (PAISAI)

São responsabilidades da PAISAI a elaboração de um plano de trabalho de orientação às Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contemple, do ponto de vista assistencial, as necessidades mais prevalentes da comunidade, em acordo com as diretrizes postuladas pelo Ministério da Saúde. Além da política assistencial, é papel da equipe de políticas e interface com a política farmacêutica, com a equipe de regulação de exames e com a equipe de Central de Marcação para o estabelecimento de fluxos de encaminhamento para atenção secundária e terciária.

Política de atenção a saúde bucal (PAISB)

O objetivo do PAISB é planejar e executar as ações coletivas em saúde bucal que não se limitam ao problema da doença cárie ou que sejam desenvolvidas apenas para crianças. O trabalho contempla, além das crianças, os adolescentes, adultos, gestantes e idosos. No projeto de educação e prevenção, em andamento, a população recebe orientações sobre doenças periodontal, cuidados na gestação e primeira infância, câncer bucal, além de doença oral de maior prevalência que é a cárie dental.
Política de atenção integral à saúde mental (PAISMental)

Os objetivos a serem alcançados pela PAISMental são a diminuição do sofrimento psíquico e a preservação da inserção comunitária. Para atingir estes objetivos são necessários que haja tratamento psicoterápicos e farmacológicos efetivos. A atenção básica deve ser também capaz de identificar e encaminhar os casos mais graves que necessitam de acompanhamento especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário